Deep Blue

Natal no Shopping

1 comentário

Férias! Finalmente! No litoral: praias lotadas, intoxicação alimentar, redução da pressão da água nas casas e condomínios, crianças perdidas na praia chorando com a boca cheia de areia, insolação, multiplicação do número de baratas por metro quadrado, mal humor em dias chuvosos, intriguinhas familiares, choradeira. Todos entopem uma casa minúscula no litoral e a prima legal tenta acalmar a outra que mandou a cunhada tomar no cu.

Nas grandes cidades: Shoppings lotados, congestionamentos homéricos, concurso da buzina mais pentelha na Avenida Paulista, sacolas pra lá e pra cá, desespero ao esperar o seu cartão de crédito aprovar a comprinha, enquanto você começa a suar frio e tenta lembrar que dia você pagou a fatura do seu cartão de crédito e admite que sua memória de ameba esqueceu da data do vencimento da fatura e você não quer pagar no débito nem que a vaca tussa, afinal, é impossível dividir em 254 vezes. É óbvio que no meio de tantas tentações consumistas, você finge que esqueceu que a primeira parcela do seu IPVA vence em janeiro e promete a si mesmo que na última dezena do mês seguinte, você terá ganho na Mega Sena e não precisará se preocupar com isso, afinal, terá trocado seu Fiat 147 por um Porsche e dinheiro não será problema algum até a data maldita do vencimento do Imposto Maldito (no mesmo dia, você chega em casa, encontra o boleto do IPVA debaixo da porta e lembra da arregaçada que acabou de dar nos seus cartões de crédito).  Mas decide ser feliz e espalha todas as roupinhas novas na sua cama e decide que vai babar na sua nova aquisição mais um pouquinho e vai deixar a dor de cabeça financeira para dia 2 de janeiro – já que nesse dia você acha que vai começar a entrar em depressão por sofrer com maçãs diárias depois da jacada do Natal e ano novo.

Esse ano eu prometi que não ia passar por nada disso. Eu decidi me tornar uma pessoa livre do consumismo. Eu não preciso de nada material na minha vida. Decidi tornar minha vida em um oásis zen e livre da escravidão consumista que nos impõem o Natal. Tudo mentira. Meus cartões de crédito estão comprometidos mesmo. Mas é claro que passeando pela Saraiva ontem, eu acabei cometendo meu pecado capitalista do mês de dezembro. Eu estava só olhando. Juro. Sabe aquela coisa de pobre, “estou só olhando”? É exatamente o que eu estava fazendo. Mas de repente, um DVD preto e cinza com três britânicos e um africano na capa me chamou atenção. Ah! Alguns de vocês não sabiam que o Freddie Mercury nasceu na África, não é? Eu encontrei por puro acidente, juro, o DVD do documentário do Queen, “Days of Our Lives” e como um polo positivo e um negativo perfeitos, minhas mãos e o DVD atraíram-se de forma involuntária. Eu pensei, “só vou olhar o preço e depois compro na Livraria Cultura. Lá tenho desconto.” Mas então um ataque de pânico típico das pessoas que adoram tirar o cartão do bolso e mandarem tudo pro inferno enquanto a adrenalina percorre as veias, me atingiu como raio. Eu não resisti e caí na tentação, então que o Itaú me livre de todo o mal, amém.

(O próximo post é dedicado aos fãs de Queen. Quem não é fã de Queen vai achar isso um porre. Eu avisei.)

Autor: R.

Buscando viver melhor comigo mesma e com o mundo que me cerca. Procurando compreender qual é a melhor forma de viver, praticando o desapego, tornando o espírito leve e perseguindo a felicidade através da GRATIDÃO, nos dias ensolarados e nos dias cinzentos - meu desafio para a vida. Sempre gostei de escrever. Desde 2002, tive diversos blogs criados e deletados, mas como Fênix ressurge das cinzas, espero que cada novo blog seja definitivo. Esse é um blog sobre tudo que faz parte do meu Universo.

Um pensamento sobre “Natal no Shopping

  1. Ai, cada um com seu pecadinho…

Deixe um comentário

