Deep Blue

22 de abril, dia do Planeta Água

Deixe um comentário

Somos água. O elemento em maior abundância presente no corpo humano é a água. A água preenche 75% do nosso planeta. Terra, o planeta água. Escrevo esse texto ainda no dia 22 de abril, dia da Terra. Hoje assisti a um documentário a respeito do planeta e a abordagem principal teve foco nos oceanos. Em 2004 eu tive a sorte de ganhar da minha mãe um curso de mergulho com certificação PADI. Mergulhei os quase 18m permitidos pelo órgão e conheci uma minúscula amostra de vida que brota nas profundezas do oceanos. Na verdade, eu não vi muita coisa, mas sou muito grata pelo pouco que vi: anêmonas, peixes coloridos, estrelas-do-mar, corais. Como é linda a vida no nosso planeta. Como é rara. Pesquise a respeito do Sistema Solar. Todos os planetas me fascinam, cada qual pela sua peculiaridade. Mercúrio, por exemplo, parece muito com a lua. Cheio de crateras, durante do dia, sua superfície queima a 450°C e à noite, congela a -100°C. Júpiter não desiste da Grande Mancha Vermelha, o tufão que chega a atingir 400 km/h, Netuno é um lindo planeta azul onde os ventos sopram a 2.000 km/h e Saturno ainda é a majestade do nosso sistema estelar. Esse eu tive a sorte de observá-lo através do telescópio algumas vezes. Momentos que levantaram todos os pêlos do meu braço. O universo é lindo. Mas a vida da forma como conhecemos, só existe na Terra, até onde sabemos. Por isso nos parece rara. Existe um água salgada líquida sob a superfície de Europa, uma lua de gelo em Júpiter, mas ninguém sabe se há ou não vida por lá. A diversidade está bem diante dos nossos olhos, e embora seja raríssima a oportunidade de viajar para o Ártico para ver um urso polar caminhando sobre o gelo – espécie ameaçada em extinção – podemos contar com canais de TV a cabo como National Geographic e a própria Internet para testemunhar o que existe por lá. É uma pena que essa não é uma realidade que atinge todo o mundo. Assim como o urso polas, a água da forma consumível também está em “perigo de extinção” no nosso planeta, e embora dezenas de órgãos que levantem a bandeira vermelha para uma futura escassez, a maioria dos líderes preocupa-se com outros assuntos, como por exemplo, como tirar proveito da vida política ao invés de traçar um plano a respeito do que fazer com o nosso futuro. A verdade é que amo esse planeta. Tenho arrepios quando vejo imagens da Terra feita por satélites. Brinco com o Google Earth “viajando” para o Everest, o Saara, o Ártico, as Cordilheiras, a costa dos países localizados na região do Caribe e meu fascínio não termina nunca. Eu amo mesmo a nossa casa, que abriga milhares de espécies, formações geológicas, raças, cores, climas, vegetações, rios, lagos, oceanos, florestas, cavernas, crateras, praias, desertos, a água em todos os estados, sons e silêncio. Eu gostaria muito que a humanidade abrisse os olhos de forma coletiva em prol da preservação dessa riqueza infinita. Somos o planeta variedade. Somos pequenos, mas uma verdadeira pérola do Sistema Solar que merece todo o respeito e proteção. 4,5 bilhões de anos de muita história. Muita coisa aconteceu na superfície do nosso planeta desses últimos anos. Mas evitar tornar esse presente de Deus um deserto sem vida, vai necessitar de uma urgente mudança de postura das 7 bilhões de cabeças pensantes que habitam nossa casa.

Autor: R.

Buscando viver melhor comigo mesma e com o mundo que me cerca. Procurando compreender qual é a melhor forma de viver, praticando o desapego, tornando o espírito leve e perseguindo a felicidade através da GRATIDÃO, nos dias ensolarados e nos dias cinzentos - meu desafio para a vida. Sempre gostei de escrever. Desde 2002, tive diversos blogs criados e deletados, mas como Fênix ressurge das cinzas, espero que cada novo blog seja definitivo. Esse é um blog sobre tudo que faz parte do meu Universo.

Deixe um comentário

